Voltar para página anterior



Disponibilizamos nos links abaixo manuais do Sistema Construtivo Modular e o Catálogos CPrata explicativos para impressão,

- Manual Brick

- Manual Brickito

- Catálogo CPrata (Máquina de blocos)

- Catálogo CPrata (Máquina de tijolos)

- Planta UNB (Casa Popular)


SMC

- O que é Solo e Cimento?

- Sistema Construtivo Modular

- Vantagens

 


O que é solo cimento?


O solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de água. No início, essa mistura parece uma "farofa" úmida. Após ser compactada, ela endurece e com o tempo ganha resistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção em geral.

Uma das grandes vantagens do solo-cimento é que o solo, um material local, constitui justamente a maior parcela da mistura. Mas é preciso utilizar um solo adequado, ou seja, solo arenoso, que tem uma parte maior de areia e outra menor de argila.

O solo-cimento é uma evolução de materiais de construção do passado, como o barro e a taipa. Só que as colas naturais, de características muito variáveis, foram substituídas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.

Os tijolos modulares de solo-cimento são produzidos em prensas manuais, onde a mistura é submetida à pressões muito elevadas dentro de uma forma metálica, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam ser umedecidos, para que se tornem resistentes. Além de grande resistência, outras vantagens desses tijolos são o seu excelente aspecto e funcionalidade. A produção prevista com três operadores em máquinas manuais pode variar de 1.500 a 2.500 tijolos por dia, dependendo do tamanho do tijolo. Da opção por um sistema construtivo em tijolo modular de solo-cimento decorrerão algumas condicionantes do projeto, vinculadas ao melhor uso do mesmo, que irá refletir-se em variações de custo da construção, pois o sistema é certamente mais flexível que o sistema convencional.

Sistema Construtivo Modular

A diferença do tijolo comum do tijolo modular Sahara é o resultado de muitos anos de estudos, pesquisas e muito trabalho. O sucesso do tijolo modular está na aplicação em vários segmentos da construção, elevando a qualidade da estrutura e do acabamento, reduzindo o custo da obra.

O Tijolo Modular é facilmente empregado na construção: em paredes, cantos, colunas sólidas e vazadas, e possui um sistema de encaixe que auxilia a orientação no assentamento dos tijolos. A função dos tijolos é preencher os vazios e formar as paredes, mas o que realmente sustenta a obra são as colunas e toda a sua estrutura. A cada 50cm de parede erguida, a interligação das colunas pelos grampos, é a garantia de maior estabilidade da obra. Depois dos grampos em seus devidos lugares, é só encher de concreto cada furo que foi reservado para a coluna.

A sustentação da obra será através das colunas e de toda a sua estrutura, feitas pelos furos e canaletas. As máquinas Sahara produzem tijolo de terra e cimento, com dois furos que permitem a passagem das instalações hidráulica e elétrica, evitando o quebra-quebra de paredes, bem como acontece a fundição das colunas de sustentação, permitindo a melhor distribuição da carga; os furos também oferecem melhor capacidade térmica e acústica.

O perfeito acabamento das paredes dispensa o chapisco e reboco. Com os tijolos ecológicos há mais limpeza e dinamismo na obra, evitando o desperdício de material e mão-de-obra especializada, proporcionando maior velocidade à construção, ou seja, economia na obra, chegando à redução de 40% do seu custo total.

Vantagens

A- Vantagens do Sistema Construtivo Modular

O solo-cimento vem se consagrando como tecnologia alternativa por oferecer as seguintes vantagens àqueles que se decidem pelo seu uso:

A1-Uso de material local:

O principal componente da mistura - solo - é um material abundante na natureza e geralmente disponível no local da obra ou bem próximo a ela.

A2-Economia no transporte:

Os tijolos de solo-cimento podem ser confeccionados no próprio local da obra.

A3-Fácil assimilação do processo construtivo:

O processo construtivo do solo-cimento é muito simples, em todas as suas fases, podendo ser rapidamente assimilado mesmo por mão-de-obra não especializada e até por pessoas não familiarizadas com a construção civil, o que é atestado pelo seu uso bem sucedido em programas de autoconstrução e mutirões.

A4-Melhoria do conforto e higiene:

As edificações de solo-cimento apresentam boas condições de conforto térmico e acústico, comparáveis às das construções de alvenaria de tijolos cerâmicos. Essas características consagram o solo-cimento como um dos materiais que melhor atende às condições mínimas de habitabilidade.

A5-Dispensa revestimento:

Nas edificações de solo-cimento dispensa-se a aplicação de chapisco, emboço ou reboco, devido ao acabamento liso obtido nas faces das peças prensadas e à impermeabilidade do material em si. Pode-se aplicar uma simples pintura à base d'água (PVA), resina acrílica ou verniz acrílico, hidrofugante etc, para promover a perfeita impermeabilidade das paredes e melhorar o aspecto visual e as condições de conforto e higiene. Se usado revestimento, a camada de reboco será finíssima, isso porque as medidas dos módulos são precisas, reduzindo o custo da obra.

A6-Grande durabilidade e manutenção reduzida:

O solo-cimento é um material de elevada resistência e boa impermeabilidade. Por isso, as construções com ele executadas são muito duráveis, resistindo ao longo dos anos ao desgaste e à umidade, o que facilita imensamente a conservação da edificação, muitas vezes restrita apenas à repintura das paredes.

A7-Consumo mínimo de energia:

Está comprovado que nas construções de solo-cimento consome-se muito menos energia do que nas de outros materiais construtivos, tanto na obtenção do material quanto na construção propriamente dita. Isso advém notadamente do uso de materiais locais, da simplicidade do processo construtivo e das propriedade do processo de cura. Merece destaque o fato de que a produção de tijolos de solo-cimento dispensa a queima, reduzindo a zero o consumo de energia, sobretudo quando são usadas prensas manuais.

A8-Rapidez no Assentamento:

O tijolo modular possui um sistema de encaixe que auxilia a orientação no assentamento dos tijolos. Basta um filete de cola branca ou massa de solo-cimento, para o assentamento.

B- Vantagens dos Furos dos Tijolos Modulares

B1-Eficiência na Estrutura:

Além da economia, contamos também com a facilidade no embutimento rápido e fácil das colunas de sustentação, eliminando e economizando no custo de carpintaria e uso de madeira.

Os furos dos tijolos formam as formas para abrigar o ferro e o concreto da estrutura. Melhora a distribuição das colunas ao longo da construção, evitando concentração de peso em poucos pontos da estrutura.

B2-Propriedade Termo-Acústica:

Contribui para um clima confortável no interior do ambiente e o protege da poluição sonora.

B3-Praticidade nas Instalações:

Os furos dos tijolos formam ótimos condutores para as redes hidráulica e elétrica, evitando a quebra de paredes.

B4-Redução do Peso da Obra:

Devido aos furos, o tijolo torna-se mais leve. Além das construções em si, podemos utilizar os tijolos modulares nas construções tradicionais para simples reparos, pequenos acréscimos nas construções domésticas, como canis, divisórias, móveis de alvenaria, floreiras, churrasqueiras, muros etc.


 
________________________________________________________________________________________________________
Máquinas de Tijolos >> Hobby Mutirão Modular 10x20 Modular 12,5x25 Modular 15x30 Triturador
Máquinas de Blocos >> LX 2000 Comercial - LX 2000 Semi Industrial - LX 2000 Super Industrial - Lx 3000 Comercial -
Lx 3000 Semi Industrial - Lx 3000 Super Industrial - LX 4000 Semi Industrial - LX 4000 Super Industrial - LX 6000 Super Industrial -
Máquinas Pneumáticas >> Lx 3000 Super Industrial - LX 4000 Super Industrial - LX 6000 Super Industrial -
Formas Manuais - Betoneiras - Ecofossa - Fossaklin - Gorduraklin - Tubodreno
________________________________________________________________________________________________________
3ª Avenida AE 02 Lote X Bloco B Lote 02 - Núcleo Bandeirante-DF - CEP: 71.720-585 - Fone: 61 3386-7565
Copyright © 2009 - Todos direitos reservados a CPrata Comércio de Máquinas
E-mail: cprata@cprata.com.br